domingo, 4 de dezembro de 2011

Lobão recusa participação no Lollapalooza e pede boicote ao festival

O músico Lobão postou um vídeo no Youtube em quem afirma que foi convidado para participar do festival Lollapalooza, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, e recusou o convite. "Não consegui acreditar que o critério de escolha dos artistas seja: das 10h às 15h só tocam os brasileiros. Ou pega essa ou larga e vai emobora. Sem a menor consideração", afirmou.
"Eu não entendo porque não podemos ter um festival misturado, mais justo também", disse. Lobão aproveitou para criticar o Rock in Rio e o SWU, festival que, segundo ele, também não aceitou participar.
Lobão ainda fez um apelo: "assim como eu estou aqui dizendo que eu estou fora, eu faço uma convocação aos meus coloegas, artistas brasileiros, que não façam essa participação também", terminou.

Fonte:Terra

Na minha opinião o Perry Farrell deveria valorizar e respeitar mais o Brasil, pois somos uma economia em crescimento e um futuro público para o evento dele (Lollapalooza). Mas como respeitar a música de um país se nem os próprios músicos se respeitam? Até agora só o Tico Santa Cruz manisfestou a sua opinião sobre o vídeo do Lobão: "Eu não vou chamar o Lobão de maluco. Ele é um cara que sempre se posicionou, ao contrario da muitos artistas que sempre se omitiram. É muito mais fácil o artista se colocar em cima do muro para não comprometer ninguém. É importante que os brasileiros lutem para ter igualdade de condições. Ninguém está dizendo que os gringos precisam se submeter aos brasileiros, mas também não é inverso. Não é um favor que o festival está prestando aos brasileiros. Nós temos os mesmos direitos e as mesmas condições técnicas para fazer um bom festival."

Gabriela Agostinho

3 comentários:

  1. Sabe, esse assunto é algo utópico e distópico do mesmo tempo, tão controverso que chega a formar um paradoxo.

    O discurso do Lobão, ao meu ver, mesmo sendo radical está dentro da realidade e vem apenas completar o que o Edu Falaschi já tinah dito antes, de maneira ainda mais radical. Está certo que os discursos de cada um são voltados para "públicos" diferentes, mas no final das contas, um encontra respaldo no outro.

    No geral, qualquer evento nacional prioriza realmente bandas gringas e cobram uma fortuna nos ingressos, ao ponto que bandas nacionais dificilmente recebem essa mesma atenção.

    Pra mim, o ponto chave é: quem faz esses festivais serem um sucesso somos nós, que frequentamos o festival, pagamos caro e tudo mais. Não digo que não devemos fazer isso, mas digo que devemos tomar nossa parte nesse assunto e começarmos NÓS a valorizar o que é NOSSO. Porém, essa é a parte utópica.

    O lado distópico da coisa é a parte que o Lobão fala, da organização em geral ter esse sistema autoritário e priotário para quem não é daqui. Mas até nisso existe um lado utópico, que é o de artistas se unirem por um luta contra isso. A solução, ao meu ver, seria que os próprios artistas organizassem um evento dando as mesmas condições para bandas locais que dariam para bandas internacionais, ou quem sabe um evento GRANDE só com bandas nacionais.... mas cadê que alguém dá a cara à tapa pra isso?

    ResponderExcluir
  2. Assuntos "polêmicos" são foda... agente acaba falando ou escrevendo demais xD

    ResponderExcluir
  3. Assuntos polêmicos mas que não podem ficar escondidos né?! Concordo em gênero, número e grau com você!

    ResponderExcluir